Bem hajas, Carvalho da Silva
A melhor noticia de ontem, dos últimos dias, foi sem dúvida o anúncio da Greve Geral CGTP-UGT. As saudades que eu já tinha de uma boa greve geral de gala à antiga portuguesa, talvez sem Campo Pequeno, talvez com Otelo ainda assim.
Foi há vinte e dois anos a última, tinha eu uns indecentes vinte (que me caia já aqui uma Nova Oportunidade se a conta estiver errada) e lembro-me bem. Nem foi tão bonita como esta promete ser, foi menos fraterna porque embora também geral, não foi conjunta como esta, cada uma das centrais sindicais e respectivos sindicalizados ou não grevegeneralizou por conta própria.
Presumo que quem hoje tenha de trinta e cinco anos para baixo (com grau de segurança absoluta abaixo dos 25) não tenha memória da festarola. Pena. Mas alegria, porque vão poder viver uma das festas mais bonitas que se fazem neste país. Imaginem juntar o Natal (apenas parte cénica e consumismo ao nível do coirato), com o Carnaval, com a maior das manifestações a que se lembrem de ter assistido. Agora imaginem isto tudo junto mas a dobrar e com Zeca-Afonso-rave-mode-on o dia todo. Mais! Numa Greve Geral a rave pode chegar a loucuras de incluir José Mário Branco ou um mesmo ir a um Adriano Correia da Oliveira. É a loucura, digo-vos eu.
Depois é o lado futebolístico da coisa. As faixas, as bandeiras, as excursões, a lancheira, o farnel no Parque Eduardo VII, os cânticos (deuses, irei eu porventura voltar a ouvir o rugir das massas num "O Povo Unido Jamais Será Vencido"? Agito-me e emociono-me só de pensar).
Há 22 anos atrás o povo que não saiu à rua viu as imagens da greve pela TV. Que era a RTP. Que até dizem que na altura seria "orientada" pelo governo (outros tempos...). A SIC fez agora 18 anos, chegou quatro anos atrasada à última Greve Geral. No dia 24 de Novembro, SIC e TVI vão também estrear-se na arte do grevegeralismo. Parece que já estou a ver: RTP, SIC, TVI, SICnotícias, RTPn, TVI24, CNN (...enfim, CNN talvez não), cobertura à lá Papa, comentadores (degladiam-se elas para convidar uns, esmifram-se outros para ser convidados por elas)... repórteres, luzes, câmaras, acção.
Vai ser bonita a festa, pá.