As torres e a "mesquita"
O tema é incontornável neste dia: há 9 anos atrás um ataque terrorista - para muitos ainda envolvido nas mais variadas teorias de conspiração - deitava por terra as torres gémeas em Nova Iorque e, com este ataque começavam os ataques a tudo e mais alguma coisa, sendo o mais notório o ataque ao Iraque ao abrigo de informações ultra-secretas, tão secretas que afinal nem existiam.
Nove anos passados, o chamado ground zero continua a servir para tudo e mais alguma coisa, sendo usado e abusado pelos mais conservadores. Até posts disfarçados de cordeiro não são mais do que lobos com os dentes arreganhados a lançar o fantasma: o mundo Muçulmano quer destruír a nossa civilização. Não interessa que o mundo Muçulmano seja feito, como o mundo ocidental, de radicais e de moderados, de fanáticos e de pessoas abertas ao diálogo; Não interessa que a dependência do petróleo do mundo Ocidental tenha gerado guerras em nome da liberdade. Nada disto interessa! O que interessa é continuar a instigar o medo pois o medo traz benefícios e, a coberto dele, podem-se sempre tirar mais umas liberdades individuais que, sem esse medo, nunca ninguém iria permitir.
A polémica mais recente é o mito da mesquita no ground zero. A direita conservadora bem pensante, e sempre bem informada, sabe que mente quando escreve as palavras "mesquita no ground zero" mas escrever estas palavras tem muito mais impacto do que "um centro de comunidade onde o diálogo entre as diversas religiões será incentivado, situada a alguns quarteirões de distância do ground zero". Além disso é mais curto de se escrever e os meninos não se cansam tanto, que isto de escrever é uma trabalheira.
É interessante de observar que o incentivo à iniciativa privada aqui deixa de funcionar: as pessoas que querem construir o centro comunitário são legítimas proprietárias do terreno mas, como está a uns quarteirões de "solo sagrado", já não o podem fazer.
Tenham paciência, sim?
PS: Todos os anos surge mais uma polémica quando estamos próximos do aniversário do atentado. Desta feita não só a mesquita mas a mensagem que se anda a espalhar que o governo Iraquiano anda a queimar as bíblias dos soldados americanos. A verdade sobre isso chega via CNN num artigo de... 2009.
Imagem: WallyG via Flickr (CC by-nd-nd)