Ana Gomes, Sarkozy & Hitler: Made in heaven
Em entrevista à poucos minutos a Mário Crespo, na SIC Notícias, Ana Gomes, a diplomata segundo Crespo, considerou que o que o governo de Sarkozy está a fazer é similar ao que Hitler fez com os judeus.
Deixando de parte o disparate da afirmação existem algumas coisas que são importantes e que a comunicação social, como sempre mais interessada no sangue do que nos factos, tem ignorado:
1. Quem está a ser expluso de França não o está a ser por ser cigano: está a sê-lo porque se encontra em situação ilegal independentemente da etnia a que pertence.
2. A Roménia e a Bulgária ainda não são membros de pleno direito da União Europeia e por isso o tratado de Schengen não se aplica.
3. Qualquer cidadão Europeu pode ser expulso de qualquer outro país Europeu se não cumprir uma série de requisitos mínimos impostos por cada país.
Poderia o governo Françês fazer as coisas de outra maneira? Podia sem dúvida, e são de criticar os métodos usados pela polícia francesa em algumas situações, mas dizer que o governo Francês está a ter uma atitude "xenófoba" é um puro disparate.
Disparate esse que será repetido agora pela comunicação social, com o patrocínio de Ana Gomes.
Anda tudo doido.