As Bestas Quadradas
Na passada 4ª Feira, Ilídio Fária (alguém que conheci pessoalmente no Congresso do PSD em Mafra) colocou o tweet abaixo
Usando a conta de Twitter do "31 da Sarrafada" tentei que alguém confirmasse a notícia e aos primeiros ataques e suspeições contra o Ilídio Faria fui eu o primeiro a dizer que o tinha conhecido pessoalmente e que não o estava a imaginar fazer algo do género. A minha preocupação era genuína pois a morte de alguém é sempre a morte de alguém mesmo que não concorde com 90% das ideias do Sr. Pedro Machado; Nem com as ideias, nem com o estilo truculento, nem com aquela pose de macho latino do norte que acha que todas as mulheres de Lisboa são umas putas.
Ao meu lado estava a Catarina Campos que até fala com o Sr. Pedro Machado e que visivelmente ficou preocupada. Só isto seria razão para eu mesmo o ficar.
Duas horas depois do tweet ser enviado o Ilídio Faria veio dizer que afinal não tinha sido o Sr. Pedro Machado que tinha morrido mas sim um adepto do Benfica (numa alusão a uma notícia falsa que foi publicada no Jornal Sol há uns tempos).
O Sr. Pedro Machado riu-se às gargalhadas da piada do seu amigo, fez questão de agradecer a todos os que se preocuparam com ele excepto à conta "31 da Sarrafada" (aquela que até tinha defendido o seu amigo).
Ao ver esta atitude, bem como as piadas de que com a notícia da sua morte, o Sr. Pedro Machado teria ganho mais seguidores à custa da mentira do seu amigo, fiquei com a opinião de que a notícia da morte de Pedro Machado lançada pelo seu amigo Ilídio Faria, tinha sido fruto de alguma conversa entre os dois externa ao Twitter, uma brincadeira parva. E se o pensei não tive qualquer problema em escrevê-lo.
Mais ainda, Ilídio Faria, mesmo que o seu amigo lhe tenha pedido, recusa-se a dizer que esta suspeita que tenho é falsa.
Acusa-me o Sr. Pedro Machado de o difamar. Confunde, claramente, conceitos. A minha opinião, que é apenas minha, é de que ali houve muito mais do que nos foi dado a saber, opinião essa que é fundamentada pelo silêncio da pessoa (mais uma vez repito AMIGO do Sr. Pedro Machado) que lançou um boato que preocupou estupidamente demasiadas pessoas.
O Sr. Pedro Machado pode, nas minhas costas, dizer o que quiser e chamar-me os nomes que quiser. Ao contrário do que pensa não o odeio pois nem sequer lhe dou importância suficiente para ter para com ele qualquer tipo de sentimentos. É por isso que não o sigo no Twitter nem nunca o segui, mesmo antes de me ter bloqueado segundo diz.
O que lhe disse é o que sinto Sr. Pedro Machado: Uma morte é sempre de lamentar mesmo que seja a morte de uma besta quadrada como o Sr. ou como o Saramago (sim para mim estão os dois ao mesmo nível). Felizmente o boato lançado por outra besta quadrada que, pasme-se, é seu amigo há mais de 20 anos revelou-se ser uma mentira.
E é essa a mentira que preocupou as pessoas, quer o Sr. Pedro Machado queira ou não queira.
PS: Se mesmo assim, Sr. Pedro Machado, acha que o difamei, faça o que qualquer pessoa de bem faria: apresente queixe contra mim por difamação. Como todos sabemos é das coisas mais simples de fazer hoje em dia em Portugal.