Octópodes, desportistas e escritores "menores"
A proposta de baptizar uma rua do Porto com o nome de José Saramago foi anteontem chumbada na Câmara Municipal do Porto.
Tábem, pra alívio dos vereadores CDS/PSD, o Senhor até nem é tripeiro - se calhar praeles já é uma boa razão.
Por outro lado, não me espantava nada que, se a proposta fosse pra dar o nome de Cristiano Ronaldo a uma rua - quiçá uma praça, um beco ou até uma moderna rotunda... - fosse aprovada por unanimidade e aclamação, com vivas e tudo.
Não tenho nada contra o Cristano Ronaldo que até me parece bom rapaz e tem um corpinho catita (embora de cara não o ache lá grande coisa, ao contrário das rapariguitas jovens que me parece confundirem corpo+fama+dinheiro com palminho-de-cara). Se quiserem pôr o nome dele numa rua, ou travessa, ou chafariz não tenho nada contra nem a favor, há quem mereça mais e quem mereça menos.
Na Galiza há uma cidade que quase "nacionalizou" um polvo só porque ele gostou mais de comida numa caixa vermelha-amarela que da outra, estava disposta a comprar-lhe o passe por 30.000€, deu-lhe o título de "Amigo da Cidade", e até o convidou prà festa anual...
Eu cá sempre tive pra mim que se os espanhóis pudessem teriam comprado/nacionalizado o José Saramago; até o promoveram a escritor "ibérico" e no fundo já deviam tar convencidos que afinal a Azinhaga se chamava Aziñaga e ficava ali pròs lados de Valladolid ou Frejo de Espiada à la Ceinta. Aposto que qualquer dia inda vai ter uma calle ou duas com o seu nome, se é que já não tem.
Falando de outras coisas, havia um escritor brasileiro, um tal Jorge Amado, candidato ao Nobel que não chegou a ganhar... e comunista, e que ainda por cima escreveu uns livros com umas cenas um bocadinho... marotas, por assim dizer; mas os brasileiros deram o seu nome a uma quantidade de ruas e até avenidas, que são assim mais importantes e principais...
Mas o Puôrto não, o Puôrto é um mundo, carago, e o Saramago é piqueno demais pra mentalidades piquenas que decidem os nomes das ruas do Puôrto. Ainda se fosse o Eusébio, ou o Nove de Julho (por acaso esta rua existe no Porto, pra comemorar o desembarque do Exército Libertador em 1832)... Agora um tipo quase-desconhecido, que escrevia livros sobre coisas católicas de uma maneira pouco católica; um fulano que não usava os pontos e as vírgulas como manda o figurino gramatical (quem usa, nos dias que correm???), e ainda por cima comunista? Um tipo que só fez duas coisas importantes na vida: ser dos escritores portugueses mais lidos, traduzidos e conhecidos no mundo, e ganhar o Prémio Nobel da Literatura, que é assim tipo o Cristiano Ronaldo ter sido o Melhor Futebolista do Mundo...
Têm muita razão os Senhores Vereadores do PSD e do CDS da Cãmara Municipal do Puôrto: eles não merecem viver numa cidade que tenha uma rua com o nome de José Saramago.
E disse.
(Actualização: um texto sobre o mesmo assunto - este bem escrito, da autoria de um escritor premiado e colunista do JN )