Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

31 da Sarrafada

31 da Sarrafada

15
Jul10

Octópodes, desportistas e escritores "menores"

Vitriólica

A proposta de baptizar uma rua do Porto com o nome de José Saramago foi anteontem chumbada na Câmara Municipal do Porto.

Tábem, pra alívio dos vereadores CDS/PSD, o Senhor até nem é tripeiro - se calhar praeles já é uma boa razão.

Por outro lado, não me espantava nada que, se a proposta fosse pra dar o nome de Cristiano Ronaldo a uma rua - quiçá uma praça, um beco ou até uma moderna rotunda... - fosse aprovada por unanimidade e aclamação, com vivas e tudo.

 

Não tenho nada contra o Cristano Ronaldo que até me parece bom rapaz e tem um corpinho catita (embora de cara não o ache lá grande coisa, ao contrário das rapariguitas jovens que me parece confundirem corpo+fama+dinheiro com palminho-de-cara). Se quiserem pôr o nome dele numa rua, ou travessa, ou chafariz não tenho nada contra nem a favor, há quem mereça mais e quem mereça menos.

 

Na Galiza há uma cidade que quase "nacionalizou" um polvo só porque ele gostou mais de comida numa caixa vermelha-amarela que da outra, estava disposta a comprar-lhe o passe por 30.000€, deu-lhe o título de "Amigo da Cidade", e até o convidou prà festa anual...

Eu cá sempre tive pra mim que se os espanhóis pudessem teriam comprado/nacionalizado o José Saramago; até o promoveram a escritor "ibérico" e no fundo já deviam tar convencidos que afinal a Azinhaga se chamava Aziñaga e ficava ali pròs lados de Valladolid ou Frejo de Espiada à la Ceinta. Aposto que qualquer dia inda vai ter uma calle ou duas com o seu nome, se é que já não tem.

 

Falando de outras coisas, havia um escritor brasileiro, um tal Jorge Amado, candidato ao Nobel que não chegou a ganhar... e comunista, e que ainda por cima escreveu uns livros com umas cenas um bocadinho... marotas, por assim dizer; mas os brasileiros deram o seu nome a uma quantidade de ruas e até avenidas, que são assim mais importantes e principais...

 

Mas o Puôrto não, o Puôrto é um mundo, carago, e o Saramago é piqueno demais pra mentalidades piquenas que decidem os nomes das ruas do Puôrto. Ainda se fosse o Eusébio, ou o Nove de Julho (por acaso esta rua existe no Porto, pra comemorar o desembarque do Exército Libertador em 1832)... Agora um tipo quase-desconhecido, que escrevia livros sobre coisas católicas de uma maneira pouco católica; um fulano que não usava os pontos e as vírgulas como manda o figurino gramatical (quem usa, nos dias que correm???), e ainda por cima comunista? Um tipo que só fez duas coisas importantes na vida: ser dos escritores portugueses mais lidos, traduzidos e conhecidos no mundo, e ganhar o Prémio Nobel da Literatura, que é assim tipo o Cristiano Ronaldo ter sido o Melhor Futebolista do Mundo...

Têm muita razão os Senhores Vereadores do PSD e do CDS da Cãmara Municipal do Puôrto: eles não merecem viver numa cidade que tenha uma rua com o nome de José Saramago.

E disse.

 

(Actualização: um texto sobre o mesmo assunto - este bem escrito, da autoria de um escritor premiado e colunista do JN )

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Vitriólica 16.07.2010

    Caro Miguel, importa-se de me dizer em que parte(s) do texto se confundem os milhares de cidadãos portuenses com os sete vereadores do CDS e PSD da respectiva Câmara Municipal?
    Tem todo o direito de não achar graça ao texto: a opinião é livre em Portugal e ambos temos direito a exprimi-la.
    Já a desonestidade intelectual talvez esteja do lado de quem "lê" no texto ideias/opiniões que ele não exprime!...
    (Quem lhe disse que eu não pretendia mesmo escrever um texto ridículo? Caso não tenha reparado, este blog está catalogado nas categorias "Cartoons", "Crítica", "Humor".)
    Repito, para que fique bem claro: a crítica abrange apenas as sete pessoas que votaram contra a atribuição do nome de Saramago a uma rua do Porto, não os mais de duzentos mil habitantes da cidade...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D