Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

31 da Sarrafada

31 da Sarrafada

15
Jul10

Octópodes, desportistas e escritores "menores"

Vitriólica

A proposta de baptizar uma rua do Porto com o nome de José Saramago foi anteontem chumbada na Câmara Municipal do Porto.

Tábem, pra alívio dos vereadores CDS/PSD, o Senhor até nem é tripeiro - se calhar praeles já é uma boa razão.

Por outro lado, não me espantava nada que, se a proposta fosse pra dar o nome de Cristiano Ronaldo a uma rua - quiçá uma praça, um beco ou até uma moderna rotunda... - fosse aprovada por unanimidade e aclamação, com vivas e tudo.

 

Não tenho nada contra o Cristano Ronaldo que até me parece bom rapaz e tem um corpinho catita (embora de cara não o ache lá grande coisa, ao contrário das rapariguitas jovens que me parece confundirem corpo+fama+dinheiro com palminho-de-cara). Se quiserem pôr o nome dele numa rua, ou travessa, ou chafariz não tenho nada contra nem a favor, há quem mereça mais e quem mereça menos.

 

Na Galiza há uma cidade que quase "nacionalizou" um polvo só porque ele gostou mais de comida numa caixa vermelha-amarela que da outra, estava disposta a comprar-lhe o passe por 30.000€, deu-lhe o título de "Amigo da Cidade", e até o convidou prà festa anual...

Eu cá sempre tive pra mim que se os espanhóis pudessem teriam comprado/nacionalizado o José Saramago; até o promoveram a escritor "ibérico" e no fundo já deviam tar convencidos que afinal a Azinhaga se chamava Aziñaga e ficava ali pròs lados de Valladolid ou Frejo de Espiada à la Ceinta. Aposto que qualquer dia inda vai ter uma calle ou duas com o seu nome, se é que já não tem.

 

Falando de outras coisas, havia um escritor brasileiro, um tal Jorge Amado, candidato ao Nobel que não chegou a ganhar... e comunista, e que ainda por cima escreveu uns livros com umas cenas um bocadinho... marotas, por assim dizer; mas os brasileiros deram o seu nome a uma quantidade de ruas e até avenidas, que são assim mais importantes e principais...

 

Mas o Puôrto não, o Puôrto é um mundo, carago, e o Saramago é piqueno demais pra mentalidades piquenas que decidem os nomes das ruas do Puôrto. Ainda se fosse o Eusébio, ou o Nove de Julho (por acaso esta rua existe no Porto, pra comemorar o desembarque do Exército Libertador em 1832)... Agora um tipo quase-desconhecido, que escrevia livros sobre coisas católicas de uma maneira pouco católica; um fulano que não usava os pontos e as vírgulas como manda o figurino gramatical (quem usa, nos dias que correm???), e ainda por cima comunista? Um tipo que só fez duas coisas importantes na vida: ser dos escritores portugueses mais lidos, traduzidos e conhecidos no mundo, e ganhar o Prémio Nobel da Literatura, que é assim tipo o Cristiano Ronaldo ter sido o Melhor Futebolista do Mundo...

Têm muita razão os Senhores Vereadores do PSD e do CDS da Cãmara Municipal do Puôrto: eles não merecem viver numa cidade que tenha uma rua com o nome de José Saramago.

E disse.

 

(Actualização: um texto sobre o mesmo assunto - este bem escrito, da autoria de um escritor premiado e colunista do JN )

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D