Um ser amargo
Mário Soares defendeu em entrevista que Saramago deveria ficar sepultado no Panteão Nacional. Eu, que tenho opinião sobre muitas coisas e apesar de achar que onde Saramago ficará sepultado é do foro da família do mesmo, acho que Saramago deveria ser sepultado na sua terra natal, no concelho da Golegã. E até dei uma razão para isso: Turismo cultural. O Panteão Nacional já faz parte do mais corriqueiro roteiro turístico mas a Golegã não e, com a presença dos restos mortais de Saramago no concelho e, desde que essa presença fosse potenciada com cabeça, tronco e membros, talvez o concelho conseguisse atraír outro tipo de turistas que não aqueles que vão para a feira do cavalo, ou lá como é que se chama aquilo.
Não fui eu que abri esta discussão mas já que Mário Soares a abriu penso que todos temos o direito a expressar aquilo que pensamos e foi isso mesmo que fiz com este tweet.
Para minha surpresa, o mesmo tweet foi adjectivado de "Estupidez" por alguém que se apresenta como defensora da liberdade de expressão no Twitter: Segundo a dita Sra. "Uma coisa é Liberdade de Expressão Outra gratuitidade de Expressão..." e Mário "Soares tem 90 anos. Pode dizer o q lhe apetecer ... Nós: não."
Não concordo com nenhuma das afirmações.
1. Não existem diferentes níveis de liberdade de expressão. Existe, isso sim, a liberdade de expressão associada à responsabilização de se usar da mesma. Seria interessante ver um dirigente dos regimes políticos, que a dita Sra. tanto combate, vir à praça pública dizer que os manifestantes nas ruas de Teerão, por exemplo, estavam a usar da gratuitidade de expressão e não da sua, legítima, liberdade de se expressarem contra um regime que os oprime. Caía o Carmo, a Trindade e o Panteão Nacional.
2. O Dr. Mário Soares tem 90 anos (diz a Sra.), eu tenho 38 e tenho o direito de expressar a minha opinião como qualquer outra pessoa. A antiguidade não é um posto e o Dr. Mário Soares, tem o mesmo direito que eu de dizer os disparates que quiser, desde que os assuma. A verdade é que o tempo das vacas sagradas, para tristeza de muitos, já terminou. Habitue-se!