Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

31 da Sarrafada

31 da Sarrafada

18
Abr10

Aura Miguel lava mais branco

Mr. Steed

Imagem daqui com licença adequada da Creative Commons

 

 

Sempre ouvi falar de Aura Miguel como a nossa especialista em Papas.

 

Em Portugal é hábito termos apenas um especialista em cada área - espécie de herança freudiana do Estado Novo? Alguém chamado a perorar acerca de um tema e que aparece invariavelmente em todo o lado.

 

Antímo de Azevedo sabe de meteorologia, aquele senhor anafado que é pai do satélite português, sabe de coisas espaciais, o Rui Santos sabe de futebol e de permanentes, o Nuno Rogeiro sabe de mísseis e o Pedro Strecht sabe de putos chonés.

 

A Aura tem esse papel em relação aos Santos Padres. O título de "única jornalista portuguesa com acreditação permanente no Vaticano" persegue-a. Mesmo que quisesse mudar de ares e passar a ser correspondente em Port Moresby ou em Cabul, não a deixavam. Dá imenso jeito ter sempre à mão uma pessoa que é "tu cá, tu lá" com os Papas.

 

Há ainda outra razão para a existência de Aura Miguel. A cada drama envolvendo a Igreja ou o Vaticano, ela é chamada para "dar um jeitinho" e compor a coisa, com a credibilidade criada por anos de presença constante e próxima.

 

Nesta altura em que a crise atinge com força a liderança dos católicos, o livro de Aura dá um jeitão para retocar a fraca imagem de Ratzinger. O senhor não tem o aspecto simpático ou bonacheirão de JP2 e levou com esta chatice dos abusos sexuais em cima. Por isso, um livro positivo, repleto das generalidades do costume, dá jeito.

 

É por isso que a Aura continua a ser a "única jornalista portuguesa com acreditação permanente no Vaticano". Não deve haver muita gente disposta a passar o tempo a dar imagens positivas de uma instituíção que dispara tiros para o pézinho, uns atrás dos outros. Só por isso, ela merece um lugarzinho do céu.

 

'As Razões de Bento XVI' vistas por Aura Miguel

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D