Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

31 da Sarrafada

31 da Sarrafada

06
Mai11

Liga Europa: Obrigado pela sugestão, mas o FMI não quer saber

Pedro Figueiredo

 

 

Agora que já todos sabemos qual o programa do Governo para os próximos três anos, com a cortesia da equipa do cobrador de fraque internacional que, afinal, veio poupar uns quantos neurónios dos staffs políticos dos partidos do arco da governação, pergunto-me o que será feito da caixinha de sugestões do PSD para se cortar na despesa pública. É certo que as ideias eram para o Orçamento de Estado para 2011, mas boas ideias nunca são de se deitar fora.
 
Enquanto a imprensa foi dando eco do andamento da iniciativa, imagino que na São Caetano à Lapa o laboratório social-democrata foi recebendo, registando e analisando com satisfação as sugestões de qualquer comum cidadão, no que deveria ser trabalho de estafa dos próprios candidatos a governo. Poderia ter sido considerado como a mais directa forma de participação activa do povo na gestão da mercearia nacional, mas dois factos relevantes aconteceram para desgraça da iniciativa.
 
O primeiro é que o OE foi aprovado sob o desígnio dos PECs. O segundo, alguns meses depois, foi a chegada da troika. Quem é que se haveria de lembrar das sugestões do povão, se acabavam de chegar os profissionais do corte? Logo na página inicial, José Manuel Canavarro, Director do Gabinete de Estudos Nacional do PSD (adoro a denominação do cargo) dá conta da iniciativa, mas foi precisamente num comentário a um dos órgãos de comunicação social que fez um dos balanços que prestou a melhor das declarações:
 
"Algumas [propostas] seguramente merecerão atenção e outras merecerão também ponderação e provável inclusão naquilo que for a proposta do partido e a discussão que fará em sede parlamentar sobre as matérias orçamentais."
 
É claro que, nestas circunstâncias, estas palavras teriam que vir acompanhados de um asterisco, explicando claramente: salvo se o FMI aterrar na Portela.
 
Duvido que Eduardo Catroga tenha apresentado alguma destas sugestões de iniciativa popular na reunião que teve com a troika, mas já não tenho tanta certeza se não usou o verso das folhas das sugestões para escrever algumas das cartas que enviou ao governo.
 
A última contagem de visitas no site www.cortardespesas.com estava nas 137.246. Tecnicamente, ainda são aceites sugestões. Mas o PSD deve ter deixado de as analisar quando recebeu uma mensagem de Jurgen Kröger, representante da Comissão Europeia e chefe da troika, a dizer: ESTAMOS A CHEGAR.
 
O mesmo sentimento de frustração devem ter tido os funcionários públicos que participaram no concurso promovido pelo Estado, que premiava as melhores sugestões para afinar o funcionamento da máquina administrativa. Quer dizer, quem ganhou os 500 euros não deve ter ficado. Na altura. Agora deve estar a pensar que os cortes que aí vêm podem muito bem afectá-los. Tem que calhar a alguém.

 

P.S.: Agradecimento especial à camarada Vi

1 comentário

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D