Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

31 da Sarrafada

31 da Sarrafada

03
Mar11

Qual é afinal a Geração à Rasca?

arcebisposarrafeiro


Ao ler o que escreve Mário Soares no DN sobre o anunciado protesto a que foi dado o (infeliz) nome "Geração à Rasca" fico com a sensação de que há uma outra geração que começa a ficar "à rasca". A que nos deixou o país neste estado e a quem agora pedirmos conta de um passado desperdiçado, de um futuro hipotecado. A que continua a não perceber que são eles quem continua a manter o fascismo/salazarismo vivo não nós. Agradecemos a liberdade a quem no la deu - e não foi o senhor Soares em França ou o senhor Alegre na Argélia, foram os Homens que se revoltaram e tomaram uma atitude, não os que chagaram no dia seguinte para colher os louros e começar a brincar ao "vamos governar um país" e quem mantêm vivos os fantasmas do passado acreditando que ainda nos assustam. Não assustam, nós somos já uma geração de liberdade e por muito que queiram não temos culpa de não termos lutado contra o fascismo ou não termos sido perseguidos pela PIDE... eu peço desculpa por isso, mas tinha 6 anos em 1974.

Agora esta geração começa a perceber que o "perigoso niilismo" de que fala o senhor Soares é o estado actual em que sob a capa da teórica liberdade - que se há a de expressão, muitas outras faltam e opressão estatal é uma realidade - começam os donos de Abril e da liberdade e da moral e de Portugal e dos AllGarves a ficar à rasca, sim, porque tudo o que não se percebe assusta. Assusta o ROCK dos Deolinda, porque se os jovens ouvem, é rock; assustam pessoas que se juntam sem ser em partidos ou sindicatos ou outra qualquer organização infiltrável e controlável; assusta a possibilidade de ter que prestar contas sobre o passado; assusta aquela incerteza de futuro (e se assusta, então sabem o que nós sentimos, só que não sabem que sabem... porque tudo isto, NÓS, é novo para a Geração Soares).

O próprio senhor Soares anda um pouco baralhado, começando por escrever sobre a música de Deolinda e, sem a conhecer opinar, depois conheceu e não gostou do que leu... Temos pena. Já agora ouvia também, partindo do princípio que conseguirá distinguir rock do estilo musical que os Deolinda interpretam (que entretanto o senhor promovei de pop a rock) e depois confundindo o "Protesto da Geração à Rasca", que não é um blogue, é um evento, livre, vai quem quer - o que ele chama de "antidemocráticos" portanto. Com certeza alguém poderá explicar ao senhor a diferença entre um blogue e um protesto e já agora falem-lhe no Facebook e nas redes sociais e ele verá que o mundo tem vindo a mudar desde Abril de 74.

De facto "Não se trata de anarquistas. Nem, muito menos ainda, de marxistas, nem sequer de islâmicos radicais." quem agora recusa calar a indignação (categorizemos assim as pessoas e depois demos vivas à liberdade, não é senhor Soares?). Tampouco somos niilistas. Temos sido até agora, sim, quietos, calados, encarneirados. Agora não queremos mais um país sem rumo. Porque vocês que nos têm governado são perigosos, antidemocratas, niilistas. Parece que esperam que alguém (Alemanha, EUA, URSS, etc.) lhes indique um caminho. Mas qual e quem? A isso respondo: não, muito obrigado! Já tivemos disso 36 longos anos e não queremos mais…

Percebe, senhor Soares? Os "vossos" 48 anos são para nós já quase 37, livres, sim, mas desperdiçados. Ao contrário do que pensa(m), na verdade nós queremos enfim cumprir Abril. Não era essa a ideia?

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D