Espólio Sarrafeiro
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


Sarrafeir@s
Facebook
Share
Network Blogs
<
Related Posts Plugin for Blogs.
Segunda-feira, 4 de Janeiro de 2010

Na edicão de 31 de Dezembro de 2010 o Expresso publicou as "Cem perguntas para 2010".

 

Entre as patetices do costume encontram-se as seguintes pérolas que passo a partilhar:

 

1. "O Facebook vai passar à história? Vai. Nenhuma ferramenta ou rede social da Internet sobreviverá tal como a conhecemos, porque ainda estamos a meio da revolução nos meios de comunicação".

 

O Facebook vai tanto passar à história como qualquer jornalista do Expresso vai ganhar um Pulitzer. Quanto a esta "revolução nos meios de comunicação"  não se entende o que tem isso a ver com as redes sociais que não são meios de comunicação mas sim plataformas.

 


2. "O Twitter vai dar lucro? O grande drama do online é o facto de a comunicação ser gratuita. O Twitter já teve ofertas de milhões e resistiu. Quanto tempo aguentará antes de ser uma forma de comunicar marcas e ideias pré-fabricadas é o que se discute..."

 

Podemos começar por realçar o facto que o acordo que o Twitter fez com a Microsoft e com a Google puseram a empresa de São Francisco a dar lucro já em 2009. Depois podemos passar para  o facto que o Twitter já é um espaço onde as marcas estão presentes e, as que sabem usar o Twitter, já estão a fazer dinheiro ao investir na comunicação através desta rede social  (a Dell por exemplo). Aquela parte do "é o que se discute" é que me deixa curioso. Discute-se onde? Na cabeça do jornalista anónimo* que escreveu esta alarvidade?

 

3. "Vai haver mais iPhones que Nokias? O iPhone, como quase tudo que a Macintosh produziu, é um percursor. Aconteça o que acontecer os smartphones (...) já ganharam a guerra. Que a Nokia, com a sua capacidade adaptativa e grande versatilidade, no fim do dia, ganhe a corrida, é possível. Mas que a ideia foi da Macintosh, com o iPhone, disso ninguém tem dúvidas."

 

Nem sei por onde começar: Pelo facto de a Macintosh não produzir absolutamente nada mas sim a Apple?  Que não existe nenhuma guerra mas sim uma evolução natural dos telemóveis? Que o primeiro smartphone não foi o iPhone mas sim o Simon da IBM lançado em 1992 e que muito antes do iPhone surgiram no mercado os Communicator da Nokia e o Blackberry entre outros?

O relator desta pérola não entende, não sabe, ignora, que o que diferencia os telemóveis hoje em dia é o sistema operativo, o número de aplicações disponíveis e as funcionalidades extra que os terminais oferecem: Se a Nokia se tem mostrado alguma coisa não é por certo flexibilidade como se pode ver pelas critícas bastante negativas que o seu novo N900 tem vindo a receber (baseado no sistema operativo Maemo) e o tempo que demora a corrigir os seus erros e a lentidão com que estão a aparecer novas aplicações no OVI Store.

 

4. "A Google vai esmagar a Microsoft? (...) A Microsoft vive de direitos de autor e de patentes, a Google de os violar".

 

Importa-se de repetir???? A Google vive de violar os direitos de autor? De violar patentes? Isto foi escrito pelo Balsemão Jr? Traduzido de um texto do Balmer ou do  Murdoch? Seria interessante ver o departamento legal da Google ter acesso a este texto ;-)

 

5. As notícias na Internet vão passar a ser pagas? Desejavelmente, se forem notícias, devem ser pagas. De outro modo, podem não passar de rumores, boatos, maledicências, feitos sem regras."

 

Esperem um bocado para eu limpar as lágrimas que ainda me estou a rir. Nitidamente os jornais andam assustados: Hoje em dia não precisamos deles para saber que a terra tremeu, que os seus efeitos se fizeram sentir de Norte a Sul do País, tudo isto segundos depois de o tremor de terra acontecer. Não precisamos deles e eles precisam de nós que pagamos para ler lixo como este.

 

A pergunta, a única pergunta, que falta fazer na lista de 100 perguntas é:

"O Expresso vai acabar em 2010?" Esperemos que sim.

 

* Foi feita a pergunta, via Twitter, ao director do Expresso Henrique Monteiro sobre quem seriam o(s) autor(es) deste.... falta-me o termo... desta lista mas uma resposta não foi dada.

 


 

 


sinto-me: Irritado
música: The Times They Are A-Changin'

Uma Sarrafada de: FF às 16:44
Link | Concentre-se a comentar

Sarrafadas Frescas

Muda de troika se não est...

Liga Europa: Uma fé inaba...

Liga Europa: Obrigado pel...

Dear Europe

Há crise???...

Liga Europa: O pesadelo d...

Oiçam bem esta voz!

|| Eu a falar sozinho

Liga Europa: Arigato nucl...

Não usem o direito a tort...

Comentários Fresquinhos
  • Fazer asneiras e ser bem sucedido e bem pago pelos...
  • Não é reteu, é reteve
  • o tunning é uma arte quando bem feito , tudo tem o...
  • O que esconde o Estado Português sobre o naufrágio...
  • Saiba mais sobre o misterioso naufrágio do navio B...
  • subscrever feeds