Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

31 da Sarrafada

31 da Sarrafada

06
Set10

Um Ano a Sarrafar

31 da Sarrafada

Faz hoje um ano que de uma conversa no Twitter sobre Monárquicos, bandeiras roubadas e engomadas e os custos da "5 à Sec" nasceu o "31 da Sarrafada".

 

Na altura, tal como hoje, não sabíamos muito bem o que iria ser mas havia vontade de fazer alguma coisa.

 

O primeiro passo foi abrir uma conta no Twitter à qual 6 pessoas (os Sarrafeiros originais) tinham acesso ao mesmo tempo, numa experiência que na altura foi única em termos de Twitter; uma conta com esquizofrenia sêxtupla onde, sem regras, se sarrafava a torto e a direito , doesse a quem doesse, fosse por que fosse,  até em nós, quando calhava, gerando diálogos impossíveis de acompanhar.

 

Depois, com o apoio inestimável da Jonas e da sua equipa do SAPO (que está de parabéns por terem feito de um batráquio um caso de sucesso em Portugal desde há 15 anos) nasceu este blog em pleno período eleitoral. Neste blog assumimos as nossas identidades e, sem acordo prévio, cada um assinava os seus posts com uma conta distinta sendo a conta "31 da Sarrafada" para posts gerais ou para ser usada por aqueles, que por uma razão ou por outra não conseguiam entrar com o seu login. Quando assim acontecia os posts eram assinados no próprio post.

 

Passado pouco tempo, cada um de nós - e sem nos conhecermos pessoalmente - já conseguia identificar quem tinha escrito qual tweet mas o mesmo não se passava com aqueles que seguíamos no Twitter e isso divertia-nos. Foi nesta altura que nasceu a melhor definição de sempre do que era o "31 da Sarrafada" para nós que participávamos nele: Se algumas pessoas têm um stress ball ou um saco de boxe nós tínhamos, e temos, o "31 da Sarrafada"

 



 

Setembro 2009 - Em plena campanha eleitoral o "31 da Sarrafada" publica cartazes alternativos para a campanha eleitoral; Cavaco diz que lhe andam a escutar e a ler os e-mails e nós lançamos uma linha de t-shirts para celebrar o momento.

 

Outubro 2009 - José Sócrates tem que formar novo governo e nós demos uma ajudinha ao mandar um e-mail para o Primeiro-Ministro, após

fazermos um inquérito.

 

Novembro/Dezembro 2009 - Como qualquer político que se preze, logo após as eleições, desaparecemos das redes sociais.

 

Janeiro 2010 - É lançado o manual da Sarrafada e escrevemos uma carta aberta a José Sócrates, o cidadão.

 

Fevereiro 2010 - Com acusações crescentes de nos escondermos sobre o anonimato rumámos até ao Leitao 2010 para Sarrafar in loco. O blog "Regra do Jogo" é apagado de um momento para o outro e o "31 da Sarrafada" decide reactivar o mesmo provocando ameaças de processos por parte dessa luminária que tem por nome Carlos Santos; Mário Crespo vê censurada a crónica mais publicada de sempre; 85 blogues juntam-se em frente á AR para se manifestarem contra a liberdade de expressão (a célebre #ManifAR no Twitter) e não conseguem juntar mais de 70 pessoas; a reportagem fotográfica do "31 da Sarrafada" apanha Vasco Campilho em mega(fone)-delito e acusam-nos de, sobre a capa do anonimato andar a fazer dossiers policiais. No meio de tudo isto o BPN dá o berro.  A recordar aqui.

 

Março 2010 -  A campanha para o lugar de Manuela Ferreira Leite está ao laranja-rubro e o Jornal I começa a fazer umas capas que não lembram ao diabo (não ao jornal mas ao demo ele mesmo). O "31 da Sarrafada" decide avançar com as suas primeiras capas do "Jornal H" (entretanto rebaptizado para "Jornal !"); sacamos o exclusivo de Sócrates a reconhecer em África que tem um alter-ego; Uma capa do legítima do "SOL" é confundida por uma das nossas capas fictícias do "LOL". Como se tudo isto não bastasse, o PSD decide bloquear a cobertura do Congresso de Mafra aos blogues e dois elementos do "31 da Sarrafada" passam 14h em Mafra até conseguirem furar o bloqueioPassos Coelho vence as eleições internas do PSD e Castanheira de Barros aparece, com a sua entourage de três pessoas, a dar os parabéns.  Tudo, post por post, aqui.

 

Abril 2010 - Congresso do PSD para legitimar Passos Coelho tem lugar em Carcavelos e o "31 da Sarrafada" acompanha os trabalhos e consegue o pleno dos directos em televisão ao distribuir rolhas pelos congressistas numa alusão à lei da rolha aprovada à socapa no Congresso de Mafra. Lançamos também a série "Os Portugueses segundo o Google"; o 25 de Abril demonstra o quão diferentes são os elementos do "31 da Sarrafada" e um deles tem o sua conta de Facebook apagada uma série de vezes em manobra de retaliação das laranjas podres; Inês de Medeiros anuncia que a Agência de Viagens já não lhe dá mais crédito; Luís Figo aparece na imprensa pelas piores razões; Kátia Guerreiro leva umas valentes Sarrafadas e Isabel Alçada é escrutinada. Tudo e muito mais aqui.

 

Maio 2010 Bento VXI veio a Lisboa; PS e PSD começam a dançar o TangoRicardo Rodrigues roubou dois gravadores a uns jornalistas e nós fizemos-lhe uma música; Sócrates é entrevistado por Judite de Sousa e José Alberto CarvalhoCavaco Silva promulga o a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo,  fazendo uma declaração dramática ao País que não lhe rendeu um Óscar; continuam as comissões de inquérito na Assembleia da República; ficamos a saber que José Sócrates tem mais motoristas que algumas empresas privadas de transportes e nós inflitramo-nos na Assembleia da República (com a ajuda do PSD, BE e CDS-PP) para entregar um CD ao deputado Ricardo Rodrigues, com a música que lhe dedicámos. As acusações de sermos socráticos e querermos limpar a imagem do deputado Açoreano, começam a chover. Logo a seguir fomos a um jantar com Passos Coelho só para equilibrar as coisas. Um mês interessante, portanto.

 

Junho 2010 - Tem lugar o Campeonato do Mundo de Futebol e a PT é ameaçada pela Telefónica gerando uma onda de apoio ao que é nacional é bom. Olhando para trás todo o fervor até tem a sua piada.

 

Julho 2010 - Nogueira Leite lança um jogo de cartas impossível de não acompanhar pelo nosso Mr. Simon; o Arcebispo de Cantuária e a Vitriólica juntam-se à equipa do Sarrafada; o Mr. Steed vai-se embora sem deixar um post de despedida (mas continuamos a considerar-nos); Cristiano Ronaldo mete os pés pelas mãos no Twitter; É lançado o movimento "RT Action"; a golden share é considerada ilegal por Bruxelas mas Sócrates diz que não a larga nem por nada. O verão está aí e as shotguns também.

 

Agosto - Foi mesmo à bocadinho não foi? Pinto Monteiro armou-se em Raínha de InglaterraNaomi Campbell meteu umas pedras ao bolso; a família Lopes/Pico queria (e ganhou) um iPad com a ajuda de todos nós; por sua vez eles ajudaram o "31 da Sarrafada" a ter um crescimento impressionante no Facebook; o país ardeu como sempre; a série "Apanhados no Facebook" é lançada; PS entra em guerra interna e a Federação Portuguesa de Futebol anda a ouvir demasiados Xutos e Pontapés. Um verão quente.

 

 

Um ano passado e ainda não temos, nem nunca teremos, uma agenda, nem um conteúdo programático, nem nada que se pareça. Nunca nos levámos a sério e não será agora que o faremos. Estaremos por aqui enquanto nos der gozo e enquanto continuarmos a ter algo para dizer com um olhar que não está preso a um partido político a uma orientação partidária ou de interesses estabelecidos mas sim a uma cidadania activa que achamos que tem que ser exercida.

 

Um ano passado desde a fundação do "31 da Sarrafada" e  ainda não nos conhecemos todos pessoalmente coisa que um dia destes vai ter que deixar de acontecer.

 

Obrigado a todos aqueles que nos apoiam, seguem, lêem e interagem connosco diariamente e muito obrigado a todos aqueles que voluntária, ou involuntariamente, nos dão "material" para escrever e brincar. Este espaço também é vosso.



 

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    OBRANQUEADOR 15.10.2010

    E “prontos”… Este foi aquele que defendia o congelamento de salários e o não aumento do salário mínimo nacional…





    vê qualquer problema ?



    Com 77 anos está obviamente no lote dos que necessitam de renovar a energia!




    SILVA LOPES, 77 ANOS, NOMEADO ADMINISTRADOR DA EDP RENOVÁVEIS.

    Creio que não andamos longe de uma escandaleira nova por semana! Já deve dar para o Guiness...


    E esta...????






    SILVA LOPES, 77 ANOS, NOMEADO ADMINISTRADOR DA EDP RENOVÁVEIS .

    ENCAMINHAR? CLARO!
    EU ATÉ ENVIAVA PARA MARTE, JÚPITER, NEPTUNO, PLUTÃO E PARA A LONGÍNQUA ANDRÓMEDA!
    ISTO, MEUS AMIGOS, NÃO É UMA VERGONHA, É UM ESCÂNDALO!!!

    Meus amigos(as), vamos unir esforços e angariar fundos para ajudar o COITADO.

    SILVA LOPES, 77 ANOS, NOMEADO ADMINISTRADOR DA EDP RENOVÁVEIS.

    A pouca vergonha continua. Ao que isto chegou!

    SILVA LOPES, com 77 (setenta e sete) anos de idade, ex-Administrador do Montepio Geral, de onde saiu há pouco tempo com uma indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de várias reformas que tem, uma das quais do Banco de Portugal como ex-governador, logo que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP RENOVÁVEIS, empresa do Grupo EDP.

    Com mais este tacho dourado, lá vai sacar mais umas centenas de milhar de euros num emprego dado pela escumalha política do governo, que continua a distribuir milhões pela cambada afecta aos partidos do centrão.

    Entretanto, o Zé vai empobrecendo cada vez mais, num país com 20% de pobres, onde o desemprego caminha para níveis assustadores, onde os salários da maioria dos portugueses estão cada vez mais ao nível da subsistência.

    Silva Lopes foi o tal que afirmou ser necessário o congelamento de salários e o não aumento do salário mínimo nacional, por causa da competividade da economia portuguesa. Claro que, para este senhor, o congelamento dos salários deve ser uma atitude a tomar (desde que não congelem o dele, claro).

    Quanto a FERNANDO GOMES, mais um comissário político do PS, recebeu em 2008, como administrador da GALP, mais de 4 milhões de euros de remunerações. Acresce a isto um PPR de 90.000 euros anuais, para quando o "comissário PS" for para a reforma. Claro que isto não vai acontecer pois, tal como Silva Lopes, este senhor vai andar de tacho em tacho, tal como esta cambada de ex-políticos que, perante a crise, "assobia para o ar", sempre com os bolsos cheios com os milhões de euros que vão recebendo anualmente.






  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D